terça-feira, 13 de novembro de 2012

Resenha de O garoto no convés :)



Resumo do livro:
Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta - em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. 
Autor: John Boyne 
Páginas: 469


Resenha

Caros leitores do blog, irei deixar aqui minha resenha sobre um dos livros mais loucos que já tive o prazer de ler. Mas você deve estar pensando: "por que este livro, do aclamado escritor Jonh Boyne, autor de O pijama listrado, é assim, tão louco?
A resposta é: nunca senti emoções tão contraditórias lendo um livro. Quando tenho vontade de abraçar o autor por dar um pouco de felicidade ao pobre Jacob Turnstile, logo em seguida quero matá-lo, por dar tantas cacetadas ao longo da historia em Jacob, e isso pra mim é realmente emocionante e extigante, tanto que cheguei ao ponto de quase ter rasgado uma parte do livro por raiva. E qualquer escrito que cause tal emoção em qualquer leitor é uma raridade, em meio a tantos livros superficiais. 
Este livro, como em O pijama listrado, mistura ficção e realidade, o que nos faz sentir a realidade do livro, como se toda a historia realmente tivesse existido! Realmente fiquei em duvida se este livro não poderia ter sido um relato escrito de algum tripulante do HMS Bounty guardado a anos e achado neste século.
Recomendo muito este livro. Demorei menos de três dias para terminá-lo, e valeu muito a pena ter lido-o fugazmente. 
Termino aqui esta resenha, espero que gostem!

Atenciosamente,

Alice (:










2 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro e gostei muito de como escreveu a resenha :)
    Parabéns pelo blog meninas!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Saulo, espero que entre mais vezes em nosso blog! Bem vindo *--*
    Alice.

    ResponderExcluir